O que é picolinato de cromo e para que serve?

O picolinato de cromo é um suplemento nutricional composto por ácido picolínico e cromo, sendo recomendado principalmente para pessoas com diabetes ou resistência à insulina, já que auxilia a regular os níveis de glicose e insulina na corrente sanguínea.

Este suplemento pode ser comprado em forma de cápsulas, na farmácia, lojas de produtos naturais ou online, devendo ser utilizado sob recomendação de especialistas da nutrição, que irão indicar a forma como esse suplemento deverá ser consumido de maneira adequada.

O picolinato de cromo é indicado em caso de carência de cromo no organismo. No entanto, alguns estudos demonstraram que esse suplemento também poderia ter diversos outros benefícios para a saúde, podendo ser utilizado para:

  • Ajudar a regular o açúcar no sangue, já que aumenta a sensibilidade à insulina, um hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue, e, por isso, poderia ter benefícios para as pessoas que possuem diabetes e resistência à insulina;
  • Favorecer a perda de peso, já que pode também interferir no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas. No entanto, os resultados sobre esse benefício ainda não são conclusivos, já que indicam que a perda de peso não foi significativa;
  • Manter a saúde do coração, já que foi demonstrado em alguns estudos, que o picolinato de cromo ajuda a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos, diminuindo o risco de formação das placas ateromatosas e, consequentemente, o risco de desenvolver doenças cardíacas, principalmente em pessoas diabéticas. Apesar disso, esse mecanismo ainda não está totalmente claro;
  • Exercer atividade antioxidante e anti-inflamatória, principalmente em pessoas com hiperinsulinemia ou diabetes;
  • Diminuir a fome e favorecer a perda de peso, já que um estudo demonstrou que a suplementação com picolinato de cromo poderia ajudar a diminuir a compulsão alimentar, porque pode estar envolvido na síntese de serotonina e na melhora da atividade da insulina.

Devido ao fato do picolinato de cromo estar relacionado com a síntese de serotonina, também pode interferir com a dopamina e, por isso, alguns estudos indicam que esse suplemento pode ter uma ação antidepressiva e ansiolítica.

Siga o Personal André Zaady nas redes sociais:

INSTAGRAM

FACEBOOK