O suplemento L-Carnitina auxilia no processo de emagrecimento? Veja o que dizem os últimos estudos

A carnitina supostamente acelera o metabolismo da gordura e é incluída em muitos suplementos de perda de peso. Essas alegações de que a L-Carnitina emagrece são corretas?

A L-Carnitina trata-se de um aminoácido que é consumido na dieta ou sintetizado pelo corpo a partir de outros aminoácidos essenciais. Ela participa do metabolismo de energia ao transportar ácidos graxos de cadeia longa, principalmente triglicérides, para as células do corpo onde são quebrados para fornecer energia aos tecidos. Ela é produzida no fígado e nos rins e armazenada nos músculos esqueléticos, coração, cérebro e esperma.

Fontes alimentares

A carne vermelha, principalmente a do cordeiro, e laticínios são as fontes mais abundantes de carnitina. Outros alimentos que a contêm incluem peixes, aves, soro do leite, aspargos, abacate e manteiga de amendoim.

Suplemento de L-Carnitina funciona para emagrecer?

Por causa de sua participação na oxidação da gordura, a carnitina geralmente é incluída em suplementos de perda de peso. Também se pensa que ela inibi a fome, o que pode levar a uma ingestão menor de calorias. As pesquisas são mistas sobre a eficácia do suplemento de L-carnitina para diminuição de peso.

Alguns testes recentes feitos em animais descobriram que os ratos que tomaram suplemento de L-carnitina tiveram uma diminuição da gordura abdominal e níveis menores de leptina. A leptina é um hormônio associado à obesidade. Um pequeno estudo com participantes humanos descobriu que aqueles que tomavam suplemento de L-carnitina perderam 5 quilos a mais em 12 semanas.

Entretanto, até hoje, a maioria das pesquisas não mostrou uma ligação substancial entre o aumento de carnitina na dieta e um aumento da habilidade do corpo de queimar gordura para perder peso.

Whatsapp: (79) 99106-3976

Não basta só preço, tem que ter qualidade!

Carnitina para desempenho em exercícios

Alguns suplementos alimentares promovem a L- carnitina como um produto recomendado para melhorar os exercícios físicos e diminuir a fadiga muscular. A carnitina é usada como fonte de energia pelos músculos esqueléticos e do coração, então o corpo precisa de uma quantidade adequada para os exercícios.

O Instituto Nacional de Saúde compilou vinte anos de pesquisa e descobriu que suplementos de carnitina não aumentam o uso de oxigênio no corpo, melhoram o metabolismo durante exercícios ou aumentam a quantidade de carnitina armazenada em tecidos musculares.

Em resumo: é necessário o uso da L-Carnitina em algum momento?

A maioria dos estudos falharam em mostrar que a utilização de suplemento de L-carnitina emagrece ou melhora os exercícios.

A suplementação de carnitina com doses maiores do que o corpo necessita não resulta no aumento de queima de gordura em repouso ou durante exercícios em indivíduos bastante nutridos. Assim, parece que podemos sintetizar as quantidades necessárias a partir de uma dieta adequada. Aqueles diagnosticados com deficiência de L-carnitina podem se beneficiar de um suplemento, mas essa condição é bem incomum.

Por redação