Quais são os principais benefícios do whey protein para o nosso corpo?

Um dos suplementos alimentares mais conhecidos dentro das academias é o Whey Protein. Mas você sabe o que é e para que serve o produto? Nesta reportagem, você irá aprender um pouco mais sobre o suplemento que é tão utilizado pelo público esportivo.

O que é Whey Protein?

O suplemento Whey Protein nada mais é que a proteína isolada do soro do leite. Sendo assim, é um produto de alto valor biológico, com grande concentração de proteínas e também aminoácidos.

O soro do leite é obtido a partir da produção de queijos ou extraído diretamente do leite. Após a separação, o soro passa por diversos processos até chegar no produto final, o Whey Protein. Ele é produzido pelas indústrias tanto na formulação de produtos alimentícios, quanto na produção dos suplementos esportivos.

O produto possui em sua composição todos os aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o nosso organismo não produz e precisamos ingerir através da alimentação. Além disso, é uma proteína de rápida absorção. Essas são as grandes vantagens do Whey Protein e que o diferenciam de outras proteínas, como a caseína e a albumina.

Muitas vezes as pessoas confundem os suplementos alimentares com anabolizantes. Devemos deixar claro que o Whey Protein é um produto obtido a partir de alimentos naturais. Os anabolizantes são medicamentos utilizados, em geral de forma errônea, por pessoas que buscam rápidos resultados em academias. Normalmente são compostos pelos hormônios testosterona e de crescimento (GH). Então, um não tem nada a ver com o outro.

Os principais tipos de Whey Protein

Concentrado

É formado, principalmente, por proteína (aproximadamente 80%), mas contém pequenas concentrações de carboidrato e gorduras provindas do leite. Nesta forma, a proteína está em sua forma íntegra e possui grandes concentrações de lactose. Portanto, algumas pessoas podem ter dificuldade para digerir.

Isolado

O Whey Protein isolado passa por um processo maior de filtragem, por isso possui menos carboidratos e gorduras. Em geral, aproximadamente 95% da sua composição é proteínas.

Hidrolisado

Diferentemente dos outros dois tipos, em que a proteína está na sua forma íntegra, na versão hidrolisada a proteína passa por um processo prévio de “quebra” e fica disponível na forma de aminoácidos livres. Portanto, sua absorção é melhor e mais rápida do que nos outros tipos.

Benefícios do Whey Protein para praticantes de atividade física

  • Ajuda a suprir a necessidade diária de proteínas;
  • Trabalha na síntese de proteínas para o aumento de músculos;
  • Fornece nutrientes para a recuperação muscular;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Auxilia na manutenção óssea;
  • Atua na saciedade, consequentemente favorece o emagrecimento.

Quando e como consumir Whey Protein?

Apesar de ser muito utilizado no pós-treino, para auxiliar o músculo a se recuperar do desgaste causado pelo exercício físico, o Whey Protein pode ser consumido em diferentes horários.

Você pode utilizá-lo desde lanches, até qualquer outro tipo de refeição do dia, a fim de equilibrar o consumo de proteínas. Não existe uma regra quanto ao horário, devem ser avaliadas as condições e necessidades de cada pessoa.

Pode ser consumido com água, leite ou polvilhado sobre alimentos, como frutas etc. Para melhor aproveitamento dos nutrientes e benefícios, não é recomendado aquecer ou utilizar em preparações feitas em forno ou fogão.

Também é importante lembrar que sem um planejamento alimentar elaborado de forma individual, é bem provável que você não aproveite todos os benefícios do Whey Protein. Isso porque ele precisa ser encaixado dentro do seu dia a dia, a fim de manter um equilíbrio com o restante de proteínas que você ingere.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *