6 dicas surpreendentes para diminuir as cólicas menstruais

Para diminuir as famosas cólicas menstruais, que causam dores, desconforto e mal-estar na mulher, boas dicas incluem colocar compressas de água morna no abdômen ou até eliminar a cafeína da alimentação.

No entanto, caso as cólicas sejam muito intensas e frequentes, recomenda-se consultar um ginecologista para prescrever medicamentos como a pílula anticoncepcional, Nimesulide ou Atroveran para reduzir as cólicas menstruais.

Confira em seguida 6 dicas para diminuir as cólicas menstruais:

1. Colocar compressas de água morna no abdômen

As compressas de água morna auxiliam na diminuição das cólicas menstruais porque a temperatura quente aumenta o fluxo de sangue e relaxa os músculos da região pélvica, diminuindo assim as dores. Pode-se colocar as compressas de água morna no abdômen ou também na parte inferior das costas.

2. Fazer exercícios que ajudam a diminuir as cólicas menstruais

  • Exercício 1: deitar de barriga para cima e levar os joelhos ao peito, segurando as pernas com as mãos;
  • Exercício 2: deitada de barriga para cima, juntar os pés e puxá-los o mais próximo dos glúteos, abrindo as pernas para fora.

3. Comer 50 g de sementes de abóbora por dia

As sementes da abóbora são ricas em magnésio, que ajudam na diminuição da contração muscular e nas dores das cólicas menstruais. Desta forma, é recomendado comer 50 g de sementes de abóbora por dia 10 dias antes da menstruação.

4. Não ingerir cafeína nem álcool

O álcool e a cafeína presente no café, chás, colas e chocolates, por exemplo, aumentam a cólica menstrual. Por isso, é importante retirar da alimentação estes tipos de alimentos.

5. Evitar comer doces e salgados

Os doces e os salgados causam inchaço e muita retenção de líquido, aumentando o aparecimento das cólicas menstruais. Por este motivo, é importante ter uma dieta equilibrada, procurando evitar o excesso de doces e salgados e comendo mais legumes, frutas, frango e peixe, com pequenas refeições e intervalos entre elas.

6. Praticar exercício físico regularmente

O exercício físico libera endorfinas, que agem como uma especie de analgésico natural e que melhoram o humor. Por isso, praticar exercícios físicos regularmente como caminhadas, natação, yoga ou musculação, por exemplo, pode contribuir na prevenção ou redução das cólicas menstruais.

Por André Zaady