Conheça os melhores inibidores de apetite naturais

Saciar a fome não depende somente do quanto você come. A saciedade é provocada também pelas características do que consumimos. Alimentos que podem ser chamados de inibidores de apetite naturais são geralmente ricos em fibras, pois elas ocupam um espaço maior dentro do nosso estômago e têm digestão muito mais lenta — o que nos dá a sensação de que já estamos satisfeitos.

Os alimentos com mais fibras demoram mais tempo para serem mastigados por conta de sua textura mais firme. Segundo a nutricionista e membro do Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região (CRN-3), Adriana Ávila, o cérebro precisa de 15 a 20 minutos de mastigação da comida para receber a mensagem de “desligar” a sensação de fome.

Além das fibras, as proteínas e gorduras também auxiliam a diminuir a fome mais rapidamente. Alimentos com essas características podem funcionar como importantes inibidores de apetite porque estes nutrientes também levam mais tempo para serem digeridos, adiando aquela sensação de “estômago vazio”.

A baixo separamos algumas opções de alimentos e suplementos naturais que podem auxiliar na inibição da fome. Confira!

1. Alimentos

Dentre os principais alimentos que inibem o apetite e a fome, estão:

  • Pera: por ser rica em água e fibras, a pera alivia a vontade de comer doces e prolonga a sensação de saciedade no intestino, pois sua digestão é lenta;
  • Chá verde: é rico em flavonoides, polifenóis, catequinas e cafeína, substância que ativam o metabolismo, reduzem a inflamação no organismo e auxiliam na queima de gorduras;
  • Aveia: é rica em fibras que aumentam naturalmente a saciedade e melhoram a flora intestinal, além de estimular a produção de serotonina, o hormônio do bem estar.

Além disso, os alimentos termogênicos também ajudam a aumentar o metabolismo e favorecer ainda na queima de gordura, como a pimenta, a canela e o café.

2. Suplementos naturais

Os suplementos naturais geralmente são vendidos na forma cápsulas e são criado a partir de plantas medicinais:

  • 5 HTP: é feito a partir da planta africana Griffonia Simplicifolia, e ajuda a reduzir o apetite por aumentar a produção de serotonina e ainda auxilia no controle de outros problemas, como insônia, enxaqueca e sintomas da menopausa. Veja como tomar.
  • Picolinato de Cromo: o cromo é um mineral que melhora a sensibilidade à insulina, favorecendo um melhor controle do açúcar no sangue e reduzindo a sensação de fome. Ele também pode ser encontra em alimentos como carnes, peixes, ovos, feijão, soja e milho.
  • Spirulina: é uma alga natural conhecida como um super alimento por ser rica em fibras, proteínas e diversas vitaminas e minerais que melhoram o metabolismo e reduzem a vontade por doces. Pode ser encontrada em pó ou em cápsulas;
  • Agar-agar: é um suplemento natural feito de algas marinhas que é rico em fibras e, quando ingerido com água, leva à formação de um gel no estômago que aumenta a sensação de saciedade.

Estes suplementos podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e também algumas farmácias. Além disso, nestes locais também é possível encontrar outros remédios que possuem vários desses componentes misturados com fibras e que têm o mesmo efeito. Alguns exemplos são: o Slim Power, o ReduFit ou o Fitoway, por exemplo.

Por redação