O que são as dores articulares e como tratá-las?

A dores nas articulações é uma sensação de desconforto, dor ou incômodo em uma ou mais articulações do corpo. Essas dores nas articulações podem ocorrer com ou sem movimento muscular e pode ser ainda grave o suficiente para limitar o movimento físico. Algumas pessoas costumam descrever essa sensação como desconforto, inflamação, sensação de queimação ou rigidez.

As articulações são estruturas muito complexas incluindo, além de extremidades ósseas, cartilagem, membrana sinovial, ligamentos, tendões e bursas e é por tudo isso que conseguimos nos mexer. As articulações se movimentam constantemente, de modo que problemas não são incomuns nessas regiões do corpo.

A dor nas articulações pode ser causada por inúmeros tipos de lesões ou doenças. Independentemente da causa, essas dores podem ser bastante incômodas.

Artrite reumatoide é uma doença autoimune que causa rigidez, dor e inflamação nas articulações. A osteoartrite envolve o crescimento dos osteófitos (chamados de “bico de papagaio” quando aparecem na coluna) e a degeneração da cartilagem de uma articulação. É a causa mais comum de dor articular em adultos com mais de 45 anos.

Inúmeras outras causas podem estar por trás da dor nas articulações, mas para um diagnostico preciso é importante procurar um médico especialista.

Como tratar? 

O aumento no peso pode alterar a maneira de caminhar da pessoa, intensificando as dores. Além disso, a obesidade está associada a hábitos sedentários e músculos menos tonificados, fatores que pioram a sobrecarga nas articulações. Uma alimentação saudável e exercícios físicos regularmente são essenciais para manter as articulações saudáveis.

Por redação