Aprenda agora dicas valiosas para recuperação muscular no pós treino de corrida

Algumas técnicas podem auxiliar bastante na recuperação muscular depois de um bom treino aeróbico de corrida, elas podem fazer toda a diferença no dia a dia, tanto para continuar os treinos, já que o risco de lesão muscular irá diminuir como para o bem estar, já que ajuda na nossa saúde mental.

O que Fazer?

Banho frio: Um bom banho em água fria (entre 12 a 15 °C), com imersão total do corpo, que dure em média entre 10 a 20 minutos, após um treino intenso de corrida, é uma excelente opção. Mas, cuidado, pois esse choque térmico pode aumentar frequência cardíaca e pressão arterial. E isso é contraindicado em alguns cardiopatas.

Alimentação: A ingestão de alimentos proteicos também ajuda na recuperação do músculo lesionado, os aminoácidos ingeridos rapidamente, duas horas após a corrida, favorecem a maior síntese proteica.

Boa noite de sono: Dormir bem melhora a performance, tempo de reação e também a capacidade cognitiva do corredor. Os alimentos que podem facilitar o inicio do sono são: amendoim, leite, carne, peixe, aves, e ovos, todos estes são fontes dietéticas de triptofano. Cerejas, aveia, gengibre, abacaxi, nozes, sementes, aspargos e cebola podem auxiliar para uma boa noite de sono já que são fontes de melatonina.

O que evitar?

Álcool e Cafeina: Eles contribuem para desidratação, para atraso da recuperação muscular e para menor eficiência do sono.