Saiba como previnir cãibras com métodos infalíveis

As cãibras atingem todos os níveis de esportistas e das mais diferentes modalidades. Confira agora algumas dicas para evitá-las e também métodos para neutralizá-las de forma imediata.

As cãibras podem acontecem de forma inesperada e pode atingir os pés, panturrilhas, pernas, barriga, mãos, braços e costas. Essas contrações na musculatura ocorrem como espasmos, ficando de forma visível os músculos e tendões rígidos e contraídos.

Dentre as causas, podemos citar a que trata-se do uso exagerado da musculatura; baixas temperaturas; a desidratação; má circulação sanguínea; ausência de sais minerais; compressão das raízes nervosas e as motivações ligadas à doenças.

Podemos prevenir tudo isso com uma boa hidratação dos músculos (estes hidratados se contraem e relaxam com uma maior facilidade),  alongamento no pré e pós exercício, e também alimentação mais balanceada (alimentos  fontes de vitaminas e sais minerais, como as frutas e legumes).

Mais o que fazer quando a dor vier?

Alongue o músculo em espasmo, essa ação é uma das mais eficazes. Quando as câimbras se manifestam na região das pernas, o individuo deve ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida.

Caso não consiga ficar de pé, deverá sentar-se, e esticar a mesma puxando os pés para trás com as mãos.  E uma outra dica é a massagem na área acometida com movimentos circulares. O alongamento e a massagem são técnicas fundamentais para gerar o mais rápido possível relaxamento da musculatura e alívio da dor.

Por André Zaady

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *